quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Amores Possíveis

Deve existir um ou mais filmes e até músicas com esse mesmo título. Simples, nem todo amor é possível, real, atingível e demonstrável.

Você, como eu, certamente já parou pra pensar nos tipos de relacionamentos ou situações amorosas que se envolveu, e muitas vezes chegamos ou mesmo denominador comum, ou seja, o de que nada até agora deu certo, e que o momento pede uma mudança de atitude URGENTE. Quem nunca conheceu alguém achando que aquela seria a ultima pessoa do resto de nossas vidas, alguém que seria única, especial, com quem se dividiria problemas, também prazeres, alegrias, tristezas profundas, alguém que estaria sempre a disposição para uma palavra amiga, para um conforto, um abraço, um carinho. E quando nada disso acontece, nos perguntamos, será que esse alguém realmente existe?

Existem muitos tipos de amor. Temos a sorte de este ser um sentimento vasto. Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de Amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:
  • Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
  • Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
  • Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
  • Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
  • Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora
  • Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico
  • Agape - amor altruísta; espiritual.
Em outra teoria, chamada de Teoria Triangular do Amor descrita por Sternberg, os relacionamentos são caracterizados por três elementos: intimidade, paixão e compromisso. Cada um destes elementos e suas combinações entre si podem estar presente em um relacionamento, produzindo as seguintes definições:
  • Amizade (intimidade)
  • Limerence (paixão)
  • Amor vazio (compromisso)
  • Amor romântico (intimidade + paixão)
  • Companheirismo amoroso (intimidade + compromisso)
  • Amor fugaz (paixão + compromisso)
  • Amor consumado (intimidade + paixão + compromisso)
Entrando em contato com esses estudos, outras dúvidas nos surgem para dificultar ainda mais o processo de entendimento, como: que tipo de amor eu já vivi? Que tipo de amor eu quero viver? Será que tudo isso realmente existe?
Só uma coisa é certa: SOMOS TODOS POTÊNCIAIS ALVOS A SEREM ATINGIDOS POR ESSE SENTIMENTO.

A quem diga que amor é só amor, não é paixão, compaixão, atração. Eu prefiro acreditar que amor é tudo isso, misturados a respeito, compromisso, intimidade emocional e física, é aquele sentimento que te faz sentir borboletas no estômago voando como loucas, que te fazem sorrir num dia de chuva, em que tudo parece estar dando errado, é quem você realmente quer ver no final do dia, e ter certeza de que mesmo difícil, tudo valeu a pena.

Enfim, o amor não explica; complica e isso faz a delícia de ser o que todos buscam. Seres Humanos em sua essência não gostam de nada que vem fácil, por isso o amor é um sentimento altamente visado e discutido. Utópico? Distante? inatingível? Decidi que pra mim, não.

Decida você também que daqui pra frente, seu próximo relacionamento, vai ser baseado no seu futuro, esqueça seu passado; do passado a gente só leva as experiências vividas e o quanto aprendemos com elas. Deixe o arrependimento para trás; arrependimento é perda de tempo, é o passado destruindo você no presente. Lembre-se que ninguém consegue ser feliz se decidir ser sempre triste e amargurado, se dê oportunidades, afinal, quem se aproximará de alguém que insiste em conservar a tristeza? Quando você achar que encontrou alguém especial, aproveite o máximo os momentos com essa, e se um dia decidir que não dá mais para ficarem juntas, se despeçam com o desejo de que o outro seja feliz, pois todo mundo tem o direito a isso. Não se esqueça que coisas inesperadas e boas acontecem até no último minuto, então nunca perca a fé, pois de uma hora para outra tudo pode mudar.

 E lembre-se sempre...

“Os trilhos dos trens de Veneza a Viena foram construídos muito antes da chega do trem! Foram construídos porque sabiam que um dia o trem ia chegar.”

Construa seus trilhos... um dia o trem chegará.

2 comentários:

  1. um dia o trem chegará
    ..
    to esperando
    uhauiahuihauaaaa
    saudades Rafa

    ResponderExcluir
  2. Rafa????????????
    muito legal seu blog...
    adorei...

    bjo

    Elis Luna

    ResponderExcluir